Custos industriais e o débito posterior

CEO Haroldo
Haroldo Menezes | conteudo@hmit.com.br

Publicado em 23 de outubro de 2023

Vamos falar de custos industriais? Frequentemente observo empresas que introduzem no ERP as Notas Fiscais de aquisição de mercadorias e, em outro momento, os Conhecimentos de Transporte, quando a aquisição é FOB.

Setores distintos controlam recebimento de mercadorias e aquisição de fretes.

Suponha, hipoteticamente, que sua empresa adquiriu uma matéria-prima ao custo de R$ 100.000,00 e adquiriu um frete por R$ 8.000,00. Ao dar entrada na nota fiscal de aquisição de mercadoria, o custo médio é calculado e, ato contínuo o material utilizado na produção. Posteriormente outro setor dá entrada no frete.

O custo da matéria-prima, neste exemplo hipotético, estaria subestimado em 8%. O contra-argumento é que, ao final do mês, seu ERP (Sistema de Gestão) recalcula os custos, conferindo a estes o valor correto, incluindo o frete.

O argumento é correto, entretanto cabem as seguintes perguntas:

  • Por que trabalhar com os custos industriais incorretos durante todo o mês e corrigi-lo apenas no fechamento mensal?
  • Quais decisões podem ter sido tomadas ao longo do mês baseadas em uma informação incorreta?
  • Os diretores e acionistas sabem que é possível trabalhar com informações acuradas em tempo real, sem adição de trabalho para sua equipe?

Utilizamos inteligência artificial e natural, das pessoas que conhecem profundamente processos de supply chain, contábil e fiscal. Os autômatos desenvolvidos pela nossa equipe fazem com que, quanto mais você use o sistema, menos esforço terá, pois são capazes de “aprender” e realizar tarefas sem nenhuma interferência humana.

Sabemos que o volume de informações das empresas está cada dia maior e mais complexo, levando em consideração também que o governo vem automatizando a gestão dos documentos fiscais. Observando esse cenário, desenvolvemos o NFe Master. Um sistema que não faz apenas a baixa do arquivo <XML>, ele monitora tudo que acontece com a NFe: autorização, ciência, contratação da transportadora, carregamento do caminhão, localização etc. Além disso integra com diversos sistemas de gestão com apenas um clique.

Autor

Haroldo Menezes é Chief Executive Officer na HMIT Tecnologia | CEO