SAP NF-e GRC: o fim de uma Era

Igor Negreiros | conteudo@hmit.com.br

Publicado em 02 de janeiro de 2024

A SAP (Systems, Applications and Products in Data Processing), uma renomada empresa global especializada em softwares empresariais, especialmente em ERP (Enterprise Resource Planning), anunciou recentemente a descontinuação do suporte ao módulo de emissão (Outbound) e recebimento (Inbound) de NF-e no SAP Government, Risk & Compliance (GRC), com data prevista para descontinuação em 31/12/2025.

No âmbito da SAP NF-e, a expressão “Inbound” refere-se à recepção de dados provenientes de fontes externas, como as informações das NF-e (Notas Fiscais Eletrônicas) emitidas por fornecedores ou parceiros de negócios. Esse processo envolve a inclusão e o processamento desses dados no ambiente do SAP. De maneira análoga, o termo “Outbound” diz respeito à transmissão de dados gerados pelo SAP para outros parceiros, abrangendo a emissão de NF-e’s ou outras informações relevantes.

O NFe Master, reconhecido por sua abordagem proativa em compliance fiscal, oferece módulos tanto para o processo Outbound, que lida com a emissão de documentos fiscais como NF-e e NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), quanto para o processo Inbound.

No que tange ao Inbound, além de centralizar e gerenciar as informações dos documentos fiscais, o sistema realiza a integração perfeita desses dados com o ambiente SAP. Isso inclui validações de aderência entre o documento gerado no SAP (como o documento de compra) e o documento fiscal (como a NF-e), integrando-os com ações como o recebimento físico (MIGO) e fiscal (MIRO). Dessa maneira, o NFe Master abrange uma variedade de cenários, como Compra para aplicação direta, Compra para estoque, Compra para entrega futura, Transferência, Devolução de mercadoria, Escrituração de notas, Fretes com débito posterior, serviços, entre outros, demonstrando uma versatilidade que permite a adaptação plena à realidade específica da empresa.

Autor

Igor Negreiros é Product Owner SAP na HMIT Tecnologia