Inteligência Artificial e documentos fiscais

Lara Menezes | lara.menezes@hmit.com.br

Publicado em 18 de setembro de 2023

De forma breve, a Inteligência Artificial (IA) é um campo da engenharia e ciência da computação voltado para a criação de máquinas e sistemas inteligentes. 

Geralmente as definições de IA são baseadas no pensamento/raciocínio ou no comportamento/ação, medindo o sucesso em termos de fidelidade ao desempenho humano ou um conceito ideal de inteligência (referenciado como racionalidade). 

Por exemplo: IA é a tecnologia capaz de reproduzir o comportamento humano para tomadas de decisão (estratégia: comportamento + desempenho humano). O tema unificador dessas abordagens é a ideia de um agente inteligente. Um agente inteligente age para alcançar o melhor resultado com os dados que tem.

Mas qual a diferença entre uma IA e um programa de software comum?

As principais diferenças são:

Autonomia: IAs são capazes de operar sob controle autônomo, tomando decisões complexas e agindo fundamentadas pelos dados e algoritmos. Programas de software comuns executam tarefas predefinidas e não têm a capacidade de tomar decisões por conta própria;

Aprendizado: IAs devem ser aptas a perceber seu ambiente, aprender com dados e melhorar seu desempenho. Programas de software comuns não têm essa capacidade intrínseca de aprendizado inerente das IAs; 

Adaptabilidade: Enquanto as IAs podem se adaptar a mudanças e evoluir para lidar com situações novas, programas comuns podem exigir atualizações manuais para lidar com mudanças nos dados ou requisitos.

Flexibilidade: IAs podem ser treinadas para assumir novas metas e tarefas e persistir por um período de tempo prolongado, enquanto programas comuns geralmente têm um conjunto fixo de funcionalidades.

IA no NFe Master

A sua solução para armazenamento de documentos fiscais é capaz de trabalhar com grandes bases de dados, identificar padrões, aprender, prever comportamentos e ser usada para tomar decisões? 

Por exemplo, se você adquirir uma mercadoria, nossa solução vai te dar o conhecimento de tudo que está acontecendo com sua compra, desde o momento em que o fornecedor emitir a nota, até o momento em que a mercadoria chegar e essa nota for integrada ao seu sistema de gestão (ERP):

• Quando o fornecedor emite uma nota fiscal eletrônica (NF-e), o sistema captura o documento digital e guarda na nossa base de dados;

• Ao contratar uma transportadora para trazer essa mercadoria, trazemos o conhecimento de transporte; 

• Quando a transportadora carrega o caminhão, trazemos o manifesto de carga;

• No momento em que o caminhão passa no posto de fronteira, trazemos o registro de passagem;

• Quando a mercadoria chega, fazemos integração com o ERP. 

Hoje temos integração com os maiores ERPs do mercado (SAP, Protheus, RM, Top Manager, EBS, entre outros) e nossa solução faz: atualização do estoque, registro no livro fiscal, geração do compromisso a pagar, tudo de forma automática. As informações são extraídas dos arquivos eletrônicos e imputadas diretamente no sistema. Então, você não tem a preocupação com erros manuais, pois tudo é extraído diretamente dos documentos fiscais, eliminando diversas tarefas subsequentes: conciliação de estoque, conciliação fiscal, contábil, tarefas interligadas que permeiam vários setores.

Ficou curioso(a)? Agende agora uma demonstração e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar todo esse processo na sua empresa.