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Publicado em 11 de agosto de 2025
Entenda o NPS e o impacto na qualidade do seu serviço
NPS ou Net Promoter Score é uma das métricas mais usadas no mundo para medir a satisfação e fidelidade dos clientes com um produto, serviço ou empresa.
Você já se perguntou como as empresas medem a satisfação de seus clientes? A resposta está no Net Promoter Score (NPS).
O cálculo começa com uma única e poderosa pergunta feita aos clientes:
“De 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa [empresa/produto/serviço] a um amigo ou colega?”
O cálculo final do NPS é simples: você subtrai a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado é um número que revela a lealdade dos seus clientes e o potencial de crescimento do seu negócio.
NPS = ((PROMOTORES – DETRATORES) / TOTAL DE RESPOSTAS) *100
A pontuação final do NPS varia de -100 a +100.
Exemplo:
Suponha que a sua empresa possua 1.100 clientes. Você envia a pergunta, 1.000 respondem e 100 não. 850 clientes dão nota 9 e 10 (promotores), 90 clientes dão nota 7 e 8 (neutros) e 60 clientes dão nota de 0 a 6 (detratores).
Então o cálculo ficaria assim:
850 (promotores) – 60 (detratores) = 790
790/1.000 (total de entrevistados) = 0,79
O NPS dessa empresa é então de 79%.
Em geral, o NPS pode ser interpretado da seguinte forma:
No entanto, os valores de referência podem variar bastante de acordo com o setor.
Em alguns segmentos, um NPS de 20 já é considerado baixo. Em outros, pode significar que a empresa está entre as líderes do mercado.
No caso do setor de tecnologia e software, estudos apontam que a média do NPS costuma girar em torno de 30 a 40 pontos.
O NFe Master alcançou a zona de excelência! Esse resultado expressivo reflete o reconhecimento dos nossos clientes e confirma que estamos no caminho certo. Mais do que um número, essa nota atesta a confiança no nosso sistema e nos motiva a manter o alto padrão de qualidade.
Continuaremos investindo em inovação, ouvindo o que os nossos clientes têm a dizer para garantir que o NFe Master seja sempre a melhor escolha para uma gestão fiscal inteligente, eficiente e segura.
Lara Menezes é Chief Information Officer na HMIT Tecnologia | CIO na HMIT Tecnologia